Friday, October 31, 2003

« Lá fora gozam connosco »


Este é um dos títulos de primeira página de uma conceituada revista nacional. Os dados estatísticos do Eurostat não deixam margens para dúvidas, no plano económico já fomos ultrapassados pela Grécia e estamos inapelavelmente na cauda da União Europeia, mas o mais incrível é que também já fomos ultrapassados por alguns Países do antigo Bloco de Leste, que ainda há pouco tempo eram dados como quase falidos.
Em contrapartida estamos no pelotão da frente, em acidentes de viação, em problemas relacionados com o álcool e a droga, em falta de hábitos de leitura, na taxa de iliteracia, na corrupção, e ultimamente, até em escândalos sexuais; por tudo isto já fazemos parte do anedotário Internacional.
No entanto, ainda bem que lá fora ninguém lê a nossa Imprensa Desportiva, senão a situação atingiria proporções muito mais alarmantes, é que a dita Imprensa é Surrealisticamente anedótica e os conceitos de "rigor" e "isenção" são completamente vãs, neste campo estamos ao nível do Terceiro Mundo.
A época passada o Benfica venceu na Luz o Belenenses com um golo que foi precedido de falta, os " chico-espertos " da nossa Comunicação Social fizeram disso um grande escândalo, agora o porto venceu o Boavista com um golo precedido de falta e além disso foi anulado um golo limpo ao Boavista, mas os nossos "equidistantes" jornalistas consideram isso normal, vejam as crónicas do jogo nos vários jornais. O mais incrível é que a esmagadora maioria dos jagunço-jornalistas nem sequer conseguiram admitir que o golo foi mal anulado, isto apesar das imagens televisivas não deixarem margens para dúvidas.
À algumas épocas atrás, num jogo em Belém, num lance duvidoso, daqueles em que nem sequer as imagens televisivas conseguiram esclarecer se a bola ultrapassou completamente a linha de golo, o árbitro assinalou golo para o Benfica. Então como as imagens televisivas não eram completamente esclarecedoras, "fabricaram" umas imagens virtuais com as quais determinaram que a bola não chegou a ultrapassar completamente a linha de golo, e a partir daí os " chico-espertos " da nossa Comunicação Social fizeram um escândalo de tais dimensões que quase originaram uma Guerra Civil. Agora temos imagens reais que não deixam margens para dúvidas, e nem assim os jagunço-jornalistas conseguiram admitir que o golo foi mal anulado.
Por uma questão de justiça, queria referir que na crónica do jogo do Bessa do jornal Record, lá reconheceram que o golo foi mal anulado, mas para contrabalançar tal atrevimento disseram que ficou por mostrar o segundo amarelo ao Turra, querendo assim dar a entender que o fcp foi beneficiado no aspecto técnico mas foi prejudicado no aspecto disciplinar.
COMPLETAMENTE FALSO !!!
O maniche pisou propositadamente um adversário quando ele se encontrava no chão e a bola estava longe, por isso devia ter visto o vermelho.
Além disso já está na altura de alguém tomar medidas em relação às entradas assassinas dos jogadores do fcp, quanto mais não seja, porque elas já se tornaram criminosamente recorrentes.
OU É PRECISO MORRER ALGUÉM ???
OU ESTÃO À ESPERA QUE ACONTEÇA O MESMO QUE O ROMEU, ENTÃO NO PORTO, FEZ AO LIXA, ENTÃO NO GUIMARÃES ???
Por isso mesmo a minha total solidariedade com o Duda que não poupou o Nuno Valente, e o acusou de quase lhe ter partido a perna e de pôr assim em causa a sua carreira.
Houve também uma entrada do deco que não se ficou atrás da do Nuno Valente.
Como se vê, em relação aos erros de arbitragem continua a incompatibilidade total entre a equipa do fcp e as leis das probabilidades !!!
Em Portugal os hábitos de leitura são reduzidos, e o pouco que se lê muitas vezes consiste na leitura de jornais Desportivos, quanto mais não seja por isso, esses jornais deviam ter um caracter pedagógico, mas infelizmente estão ao nível do que se faz no Terceiro Mundo.
É por estas e por outras, que certamente continuaremos a fazer parte do anedotário Internacional por muitos e bons anos !!!

Nota1 - O gabarolas ranhoso ( gr ) na época passada já chegou ao ponto de pedir ao grande «piscineiro» deco, que simulasse uma falta para assim conseguir a expulsão de um adversário.
« Para ganhar vale tudo ».
Certamente é ele que pede, provavelmente até insiste com os jogadores do fcp para recorrerem às entradas assassinas para assim intimidarem os adversários.
Isto só acontece porque o gr sabe de antemão que pode contar com a complacência dos árbitros !!!

Nota2 - « Sinto-me exausto devido a mais uma etapa cansativa e feliz pelo título ».
Palavras de Carlos Sousa depois de ter ganho o Titulo de Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno. É esta sensatez, humildade, e alegria interior que define os genuínos e verdadeiros Campeões !!!
Por cá o gabarolas ranhoso queixava-se de forma totalmente provinciana, que a Comunicação Social se interessava mais pela inauguração do novo Estádio da Luz do que pela « retumbante » vitória do porto em Marselha.
É esta tendência mórbida para a lamúria mesmo na hora das vitórias e esta atitude patológica de se querer mirar em cada reflexo da Comunicação Social que define os verdadeiros Narcisistas !!!

Nota3 - Como já vimos anteriormente, os jagunço-jornalistas só podem publicar os seus artigos com a aprovação prévia do gabarolas ranhoso.
O que pretenderá agora ???
Ser também ele a definir os critérios editoriais dos vários Órgãos de Comunicação Social ???

Nota4 - Primeiro o gr pediu a um seu jogador que simulasse uma falta para assim conseguir a expulsão de um adversário, depois começou a pedir aos jogadores que recorressem às entradas assassinas para intimidarem os adversários.
AONDE É QUE ISTO IRÁ PARAR ???
Agora, a julgar pelas imagens do jogo do Bessa, a criatura chegou ao cúmulo de pedir aos seus jogadores que degolassem o árbitro e os adversários !!!
Como disse alguém algum dia:
« PARA GANHAR VALE TUDO ».
Será que também foi ele que pediu ao deco que atirasse a chuteira ao árbitro ???
Quando o gabarolas ranhoso pediu ao deco para simular uma falta, o mais grave nem foi a expulsão do jogador do Benfica, o mais grave, mas mesmo muito grave, gravíssimo, muito gravíssimo, mesmo muitíssimo gravíssimo, é que ele sabia de antemão que podia contar com a complacência, a cobertura, a colaboração, e mesmo a ajuda do árbitro para conseguir os seus Maquiavélicos objectivos.
Já imaginaram o treinador do Alverca a pedir a um seu jogador para simular uma falta ???
Vejam o que aconteceu ao Vargas no jogo com o Sporting !!!
Será que o gabarolas ranhoso está assim tão seguro e convicto da impunidade do fcp, que chegou ao cúmulo de pedir aos seus jogadores para atirarem chuteiras ao árbitro e degolarem adversários???

Nota5 - Eu sou um apologista incondicional da Democracia e da Liberdade, mas acho que as imagens do jogo do Bessa em que o gr vociferava impropérios e gesticulava e aquelas em que o deco completamente descontrolado ameaçava o árbitro e atirava-lhe com a chuteira, deviam ser censuradas para o resto do Mundo não ver as nossas figuras tristes e para que os estrangeiros não continuem a fazer chacota dos Portugueses.
Se os Espanhóis virem essas imagens, no mínimo dirão que o nosso « treinador do ano » não passa de um energúmeno e psicopata completamente patético.
Se os senhores da UEFA virem estas imagens, provavelmente ainda nos retiram o Euro 2004 !!!
Ó gabarolas, da próxima vez antes de dares coices e de zurrares, pensa primeiro nas consequências das tuas acções !!!

Nota6 - No final do jogo do Bessa o gabarolas ranhoso disse que o árbitro cometeu dois erros, a expulsão do deco e a não expulsão do Turra, a isto chama-se mentir descarada e desavergonhadamente. É preciso lata para dizer tal coisa da arbitragem de um jogo em que o fcp foi clara e largamente beneficiado, pretende-se enganar os menos atentos e fazer do fcp uma vítima, para que no futuro os árbitros continuem a favorecer claramente o porto, isto é chantagem psicológica, entra-se definitivamente no domínio da coacção.

Nota7 - Os adeptos do fcp dizem e redizem que a Selecção não convence e devia jogar à porto. Desta vez dou-lhes razão, se os jogadores da Selecção começarem a atirar chuteiras ao árbitro e a degolarem adversários seremos imbativeis.
O EUROPEU ESTÁ NO PAPO !!!
Sr. Ministro Arnaut, o melhor é começar já a pensar na organização do Campeonato do Mundo, e depois quem sabe, talvez até na organização do Campeonato do Universo !!!

Nota8 - Ó andré, então ficaste muito excitado com a exibição do fcp no Bessa ???
Quase que aposto que o que mais te excitou foi a anulação do golo do Boavista !!!
Se tu ficas assim tão excitado com as exibições do porto, imagina como ficarão os adeptos daquela equipa "desequilibrada" ...
Como se chama ???
Ah, já sei, o Real Madrid !!!
Até ouvi dizer, que já requisitaram as Brasileiras da cidade de Bragança !!!

Nota9 - Ó julio, parece que já andas a encomendar as faixas de Campeão para o fcp ???
É verdade ???
Tu vê lá rapaz, ainda te acontece o mesmo que aconteceu ao Jorge Costa à uns anos atrás !!!
E depois, diz-me lá tu, e depois ... ???
O que farás a tanta cachola ???
Ó julio, tu e o andré fazem cá uma dupla, eu atrevo-me mesmo a dizer , uma daquelas duplas que parecem ... uma tripla !!!

Nota10 - Em Itália, um árbitro auxiliar foi suspenso por três jogos porque anulou um golo à Lazio, devido a um fora de jogo inexistente, isto no jogo com o Milan.
O que acontecerá ao fiscal de linha que anulou o golo ao Boavista ???
O castigo do Paraty por ter beneficiado claramente o fcp, será certamente a sua nomeação para o jogo de inauguração do estádio do dragão !!!

Nota11 - Apesar do porto ter sido claramente favorecido no jogo com o Boavista, devo dizer que para variar, mais uma vez estou em desacordo com os ex. árbitros comentadores de arbitragem do jornal « o jogo viciado ».
« Os Deuses devem estar loucos », é que os quatro ex. do apito consideraram que o lance em que, salvo erro, o Ricardo Carvalho puxou o Luís Carlos dentro da área portista, era Pénalti.
Ora se não me engano, essa situação surgiu na sequência de um lance de bola parada, um canto, nesses casos os jogadores costumam ficar aos pares e os puxões entre eles acontecem com frequência, então só se deve considerar a infracção quando o jogador que é puxado tem reais possibilidades de chegar à bola, o que apesar das imagens não serem completamente esclarecedoras, não me pareceu o caso.
Caso contrário, em quase todos os lances de bola parada perto da área de quem defende, teriam que ser assinaladas infracções.
Mas desta vez nem lhes levo a mal a discordância !!!

Nota12 - E eu que pensava que a insensatez e a falta de bom senso tinham limites, mas o gabarolas ranhoso veio provar precisamente o contrário.
Pronto, era inevitável, e lá surgiram as pressões absurdas sobre os elementos do Conselho de Disciplina que vão analisar mais um caso deco, o caso da chuteira voadora que tem uma atracção fatal por árbitros.
Ou será o caso do árbitro que tem uma atracção fatal por chuteiras voadoras ???
Quais são as probabilidades das trajectórias de uma chuteira voadora e de um árbitro se cruzarem aleatoriamente ???
Agora para condicionar e influenciar decisões chamam-se burros aos elementos que as vão tomar, se a coisa resultar, provavelmente pega moda e qualquer dia nos tribunais teremos toda a gente a chamar burros aos Juizes.
PORTUGAL NO SEU MELHOR !!!
O gabarolas ranhoso disse que andam por aí muitos ( animais ) burros, à solta. Então porque não prendem papagaio ( eunuco ranhoso da costa ), o ( zé ) cabra do futebol Português ???
Agora vou dar largas à minha veia azul, quanto à branca fica para outra ocasião, a criatura não se referiu à localização dos ditos animais, ora eu atrevo-me a afirmar, aliás tenho mesmo a certeza, que para as bandas das antas não existem « 40 bocas » à solta.
Pôr os casos deco e Ricardo Rocha no mesmo plano denota pouca inteligência porque o caso da chuteira voadora é muito mais grave ... Mas dizer que os processos sumários e os castigos aos jogadores do fcp só servem para fortalecer a equipa e por outro lado vir lamuriar-se e queixar-se de perseguição por parte do CD ao porto e fazer pressão para que o deco não seja castigado, constitui uma enorme contradição, tratando-se portanto de um caso de burrice extrema.
Como vêm meus senhores, realmente lá prós lados das antas não andam « 40 bocas » à solta, andam sim praí « 400 bocas » à solta.
O gabarolas ranhoso ficará para a posteridade como o psicopata das « 400 bocas ».

Saturday, October 25, 2003

Altas Pressões


1 - Muito se tem falado na pressão sobre os árbitros. Obviamente que os " chico- espertos " da nossa Comunicação Social juntam tudo no mesmo saco, mas as pessoas de boa fé minimamente clarividentes sabem distinguir as coisas.
Nos Estádios, quando os espectadores assobiam e insultam o árbitro estão a fazer pressão sobre ele, mas este é um caso de pressão minimamente aceitável à qual o árbitro tem que saber resistir.
Se não tiver tomates, fique em casa !!!
Quando os dirigentes de uma equipa apontam de forma razoavelmente objectiva os erros cometidos pelo árbitro, também se pode considerar uma forma de pressão, mas continuamos no domínio da pressão minimamente aceitável sobre a arbitragem, porque se pretende denunciar situações injustas e contribuir assim para a famigerada transparência.
Quando os dirigentes manipulam os factos e a verdade para poderem atacar a arbitragem e quando fazem extrapolações e especulações totalmente absurdas, aí entramos claramente no domínio da pressão completamente inaceitável, e por vezes atinge-se a fronteira da coacção.
Quando uma parte significativa da Comunicação Social coloca um dirigente de um clube no topo da hierarquia do nosso futebol e o trata reverentemente por " papa ", está a fazer coacção sobre todos os agentes desportivos relacionados com o futebol, principalmente com a arbitragem.
Como já vimos anteriormente, a "cunha " é uma instituição nacional à qual recorrem uma grande quantidade daqueles que querem subir nas carreiras, e não só.
E quando se utiliza a "cunha" recorre-se a quem ???
Recorre-se a quem tem poder de decisão, preferencialmente a quem está no topo da hierarquia.
E como funciona o esquema na Imprensa Desportiva ???
É patológica e escabrosamente simples, o jornalista presta favores ao clube do dirigente que está no topo da hierarquia, fazendo propaganda, e espera que o dito dirigente lhe retribua, dando-lhe um pequeno empurrão ( a tal "cunha" ), que o ajude a progredir na carreira.
E assim entra-se num ciclo vicioso, os jagunço-jornalistas ajudam papagaio eunuco ranhoso da costa intoxicando e manipulando a opinião publica, e este ajuda os jagunço-jornalistas através do trafico de influencias, ou sejam as famigeradas "cunhas".
Ou alguém acha que os jornalistas são todos uns Santinhos ???
Porque acham que a Imprensa Desportiva está infestada de jagunço-jornalistas ???
Sensivelmente 50% dos Portugueses que gostam de futebol são Benfiquistas, porque será que é tão reduzido o numero de jornalistas e comentadores desportivos simpatizantes do SLB ???
MISTÉRIOS !!!
E como funciona o esquema no futebol ???
É deprimentemente simples, o árbitro faz um favor ao clube do dirigente que está no topo da hierarquia, e espera que este lhe retribua dando-lhe um pequeno empurrão que o ajude a subir na carreira.
Ou alguém pensa que os árbitros são todos Santinhos ???
Para o esquema funcionar na perfeição o "papa" conta com a cobertura de muitos "chico-espertos" da Comunicação Social, os famigerados jagunço-jornalistas e outras criaturas afins.
A época passada Scolari enviou um telegrama a desejar felicidades à equipa do fcp para a final da UEFA.
Porque será que papagaio eunuco ranhoso da costa exigia que Scolari o fizesse publicamente ???
Esta foi mais uma daquelas situações em que perc de forma arrogante e prepotente, tentou demonstrar sem margem para dúvidas que é ele que manda no futebol Português.
Em qualquer campeonato minimamente credível, a agressão criminosa do McCarthy ao Beto seria punida praí com três ou quatro jogos de castigo.
Em Portugal a punição foi de dois jogos, mesmo assim o fcp apresentou recurso e o jogador foi despenalizado passando o castigo para apenas um jogo. No entanto isto não tem grande lógica porque o jogador já tinha cumprido os dois jogos de castigo.
Já por várias vezes perc foi punido pela Liga, mas em todas elas o fcp apresentou recurso e em todas elas perc foi totalmente despenalizado pelo Juiz Mortágua.
O que acham que se pretende com esta demonstração de força ???
Obviamente, demonstrar inequivocamente que é perc quem manda no futebol Português !!!
O fcp recebeu directa e indirectamente cerca de 27 milhões de contos para a construção do novo estádio do dragão, sensivelmente o dobro daquilo que receberam o Benfica e o Sporting, mas mesmo assim perc já disse que não vai convidar Rui Rio para a inauguração.
O que se pretende com isto ???
Obviamente, a mensagem é clara, com esta atitude perc avisa, intimida, ameaça e coage todos os agentes do futebol, quem não colaborar com ele e que quem não lhe lamber as botas é automaticamente marginalizado.
O que pensam de tudo isto ???

2 - Enquanto por cá muitos dos nossos "equidistantes" comentadores desportivos garantiam, e outros juravam a pés juntos ( como bons católicos fieis ao "papa" ), que esta época o Benfica não vai ganhar o campeonato porque o Helder se esqueceu de convidar o Mantorras e o Zahovic para um almoço, em França o treinador do Marselha, Perrin, admitia que algumas vezes já consultou os jogadores para definir a equipa.
Imaginem o que aconteceria se os nossos "equidistantes" comentadores sonhassem que o treinador do Benfica consultava os jogadores para formar a equipa, caía o Carmo e a Trindade, aliás, desconfio mesmo, que nada ficaria de pé neste País, nem mesmo as nossas pontes Imponentes e Supremas.
Em França, País de gente civilizada, onde existem várias maneiras de matar moscas, parece que não aconteceu nada de especial.
Então, um dos " chico-espertos " da nossa Comunicação Social (talvez um daqueles com "cunha"), que acompanhou a equipa do fcp a Marselha, provavelmente pensando que ainda estava no Norte de Portugal rodeado de uma plateia que aplaude histericamente tudo o que os bichos de estimação de perc dizem, lembrou-se de importunar Perrin com aquela questão da definição da equipa.
Na parte final da conferencia de imprensa o tal jagunço-jornalista tentou apurar através do treinador Perrin, a constituição da equipa do Marselha que iria defrontar o fcp.
Perrin reduziu-o à sua real insignificância de provinciano pacóvio, respondendo-lhe sarcasticamente que não era possível dar a constituição da sua equipa, porque ainda não tinha consultado os jogadores.
GARGALHADA GERAL !!!
Depois do jogo fcp-Real, o gabarolas ranhoso foi a causa de os Portugueses terem sido alvo de chacota por parte dos Espanhóis, agora, um dos bichos de estimação de perc foi a causa de nós termos sido alvo de chacota por parte dos Franceses.
Já não estará na hora dos portistas porem o provincianismo de lado e portarem-se como gente civilizada ???

3 - O gabarolas ranhoso queixava-se que a Imprensa Desportiva ainda estraga o seu menino, o grande "piscineiro" César Peixoto, com mimos, isto é, com elogios.
Desta vez os bichos de estimação de perc pecaram por excesso de zelo propagandistico, por isso levaram um raspanete do gabarolas ranhoso. A partir de agora só com a aprovação prévia do treinador do fcp, os jagunço-jornalistas podem publicar os seus artigos.
Ainda há-de chegar o dia em que o gabarolas ranhoso escreve os artigos e os bichos de estimação publicam-nos com o nome deles ( cuidado com as metáforas ).
Em contrapartida Féher queixava-se que desde que chegou ao Benfica praticamente não recebeu uma palavra simpática da Imprensa Desportiva, logo ele que neste momento é apenas o melhor marcador da equipa.
MISTÉRIOS !!!
Certamente gastaram todas as palavras simpáticas com os jogadores do fcp !!!

P.S - Ao menos podiam ter dado uma palavra de encorajamento ao rapaz, já que ele esteve tão longo período de tempo lesionado.


Nota1 - Alguns " chico-espertos " ultimamente têm vindo a fazer chacota da possibilidade de utilização de árbitros estrangeiros nos jogos da Superliga.
Vamos lá entender-nos, realmente não se trata duma ideia brilhante mas pelo menos é honesta, coisa de que muitos jornalistas não se podem gabar.
Apesar de discutível, eu acho que atendendo aos condicionalismos que envolvem o nosso futebol, é uma boa ideia.
Têm alguma ideia melhor para acabar com a suspeita constante em relação ao futebol ???
POIS ... !!!
POIS ... !!!
POIS ... !!!
ENTÃO CALEM-SE, METAM O RABINHO ENTRE AS PERNAS E FAÇAM UMA RETIRADA ESTRATÉGICA !!!
O MELHOR É IREM LADRAR PARA OUTRA FREGUESIA !!!

Nota2 - Eu estou tentado a apostar que o andré macedo era um dos doentes daquele psiquiatra que conduzia num auto-estrada em contramão, a altas horas da madrugada. O homem estava de pijama e chinelos e acabou por provocar um acidente no qual perdeu a vida.
É que o andré, ultimamente tem tentado a todo o transe, convencer-nos de que a arrogância é uma grande virtude.
Espero que tenhas sorte com a escolha do novo psiquiatra !!!
Ó andré, quer-me também parecer que ultimamente tens andado a abusar do Viagra ...
Com tanta excitação que anda por essas bandas ... !!!
Ó andré, só mais uma coisa, a tua "cunha" era de oiro ou de platina ???

Saturday, October 18, 2003

Direito a uma boa arbitragem


No Brasil, alguns adeptos processaram um árbitro, imputando-lhe a culpa pela derrota da sua equipa ( logo o árbitro tem responsabilidade civil ).
A acção interposta foi baseada na lei sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor (15 de Maio de 2003) que diz o seguinte no cap. VIII, art. 30:
« É direito de todo o torcedor que a arbitragem das competições desportivas seja independente, imparcial, previamente remunerada e sem pressões ».
Diz também a lei, que a defesa em tribunal dos direitos dos torcedores observará, com as devidas adaptações, a mesma disciplina da defesa dos consumidores.
Em Portugal os árbitros sentem-se numa situação de total impunidade porque não existe legislação específica.
Quando haverá coragem política para introduzir em Portugal o Estatuto de Defesa do Adepto ???
Razão tinha o advogado de defesa de Fátima Felgueiras, os colonizadores ( Portugal ) foram completamente ultrapassados em termos legislativos pelos colonizados ( Brasil ), daí as reacções completamente histéricas com que fomos brindados na altura, por algumas personalidades da nossa praça, inclusive do próprio Presidente da Republica.
O mais desconcertante, é que a Democracia Brasileira é muito mais recente do que a nossa !!!
Já viram isto, a selva Amazónica rege-se por leis muito mais adequadas e vanguardistas do que Lisboa !!!
Como os políticos não resolvem a situação, teremos que ser nós a Sociedade Civil em geral e os Adeptos em particular, a mobilizar-mo-nos para tentar mudar o Status Quo e mostrar-mos aos árbitros que eles têm que ser punidos quando fazem arbitragens descarada e vergonhosamente parciais. Para que isso aconteça, nós os adeptos só temos uma coisa a fazer, processar os árbitros (baseados na legislação referente à Defesa dos Consumidores) quando eles fazem arbitragens descaradamente tendenciosas.
VAMOS A ISSO !!!
Para começar, eu convido todos os Benfiquistas a interpor-mos um processo contra o lucilio baptista por causa da arbitragem astronomicamente caseira no jogo fcp-Benfica.
A viabilidade do processo nem é tão complicada como parece à primeira vista, entre seis milhões de Benfiquistas, suponho que não seja difícil encontrar um que seja advogado e que esteja disposto a ajudar-nos, por carolice, claro está.
Depois arranjamos um grupo de especialistas em arbitragem, estrangeiros evidentemente, porque na Justiça a isenção é muito mais importante do que o Patriotismo, e assim sendo, automaticamente ficam excluídos os nossos " equidistantes " comentadores desportivos e outros especialistas afins.
Dividem-se os erros de arbitragem em três categorias:
I) Inócuos ( sem qualquer gravidade )
II) Normais
III) Graves ( aqueles que podem decidir jogos )
Visionam-se as imagens do jogo em tribunal e pede-se a opinião sobre os erros da arbitragem ao grupo de especialistas.
Constataremos facilmente que os erros das categorias I e II se distribuem de forma sensivelmente igual pelas duas equipas, no entanto os erros da categoria III, os graves, aqueles que acontecem em lances decisivos, aqueles que podem decidir jogos, distribuem-se de forma enigmaticamente bizarra, é que como já vimos em crónicas anteriores, os seis erros desta categoria foram todos a favor do porto.
Demonstra-se assim por A+B ao colectivo de Juizes, que a arbitragem foi inequivocamente muito parcial.
Depois chamamos um especialista em Estatística, que provará por C+D ao colectivo de Juizes, que as probabilidades de todos aqueles erros Graves serem completamente aleatórios, são muitíssimo pequenas.
Fica assim demonstrado que o lucilio baptista prejudicou claramente o Benfica de forma nada compatível com as leis das probabilidades. O mais grave é que o fez de forma subtil, manipulando a seu bel-prazer e de forma engenhosa os erros, jogando e apostando naturalmente naqueles que fazem a diferença, os da categoria III.
E como todos nós sabemos as manipulações subtis não costumam ser inocentes ... !!!
MORAL DA ESTÓRIA, O ÁRBITRO ESTÁ FODIDO !!!
Eu por mim vou-lhe pedir uma indemnização por danos Psicológicos e Físicos, o lucilio baptista vai ter que abrir os cordões à bolsa. Em relação aos primeiros, devo dizer que fiquei muito traumatizado com aquela arbitragem completamente aberrante, em relação aos segundos devo confessar que ainda hoje me dói a garganta de tanto chamar filho da mãe ao árbitro, aliás, desconfio mesmo, que a dita ( garganta ) nunca mais voltará a ser o que era ...
Aconselho os adeptos do Guimarães a fazerem o mesmo com o antónio costa.
Para finalizar proponho uma parceria aos Sportinguistas, que tal um processo conjunto contra o martins azul dos santos branco, devido aos prejuízos causados às nossas equipas e aos favores prestados ao fcp.
Atenção senhores do apito, a partir de agora vou gravar todos os jogos para a eventualidade de no fim da época chegar-mos à conclusão que houve distorção da verdade desportiva, nesse caso as imagens dos lances polémicos poderão servir de prova num processo em tribunal.
Cuidem-se, se as coisas se tornarem suspeitas alguém terá que pagar, os árbitros e até mesmo os membros da Comissão de Arbitragem !!!

Nota1 - Um destes dias li que a Shick ia processar a Gillette por publicidade enganosa.
Será que também poderemos processar os jornalistas por artigos e opiniões enganosas ???

Nota2 - Será que os jagunço-jornalistas aproveitam os jogos nas antas para lamber as botas a papagaio eunuco ranhoso da costa ???
Ao menos tenham uma molécula ( menos é impossível ) de pudor, façam isso noutra altura para puderem ter alguma atenção aos jogos, já agora troquem os óculos bicromáticos ( azul e branco ) por outros que lhes permitam ver todas as cores.
É que todos eles viram os foras-de-jogo mal assinalados ao fcp no jogo com a Académica, mas ninguém viu, ou fizeram que não viram, que o primeiro golo do porto foi irregular e o terceiro nasceu duma falta inexistente.
Aproveito para fazer uma observação, porque não pedem ao ninja para guardar os golpes acrobáticos para outras ocasiões ...
Não esperem pela demora, a seguir aos árbitros, os próximos a serem processados serão vocês, os jagunço-jornalistas !!!
A vocês, vou-lhes pedir uma indemnização por danos Físicos, é que já não aguento as dores de barriga de tanto rir com as parvoíces que vocês escrevem !!!
« A " cunha " e o " chico-espertismo " são instituições nacionais que minam o nosso dia-a-dia e nos hipotecam o futuro ».
João Vaz, Jornalista

Nota3 - Quando o Benfica apresentou o projecto para o novo Estádio da Luz, os jagunço-jornalistas em conjugação de esforços com outras mentes enviesadas, levaram a cabo uma campanha Maquiavélica de intoxicação da opinião pública, para evitar que a obra se concretizasse. Diziam eles de modo completamente mesquinho e tacanho, que eram contra a construção do novo Estádio porque o Benfica estava a ser favorecido.
Agora no fim, feitas as continhas, constata-se que o fcp em ajudas directas, indirectas e mais valias, beneficiou de uma verba na ordem dos 27 milhões de contos, sensivelmente o dobro daquela que o Benfica vai beneficiar.
É esta mesquinhez e incoerência completamente badalhoca que define os autênticos jagunço-jornalistas ... !!!
E outras mentes enviesadas !!!

Nota4- Fazendo fé nos média, a principal causa da eliminação do Leiria foi o árbitro, praticamente todos os jornalistas o criticaram forte e feio.
No entanto, aposto que muitos deles eram exactamente os mesmos que à uns dias atrás, a propósito dos erros de arbitragem que favoreceram claramente o fcp, bradavam aos céus para deixarem os árbitros em paz.
Aposto também, que muitos deles eram exactamente os mesmos que o ano passado no início da época , deram cobertura à campanha infame que o Sporting e o porto levaram a cabo contra a arbitragem e contra o Benfica, porque o SLB beneficiou de dois Pénaltis resultantes de dois lances duvidosos.
Deve ser da Lua ...

Nota5 - Segundo consta, já houve árbitros Portugueses que apitaram no Egipto e na Liga Japonesa e agora o Paulo Costa vai apitar em Teerão, num jogo de risco entre duas equipas rivais do campeonato Iraniano.
No Irão, um País suspeito de financiar o Terrorismo e de desenvolver armas de destruição maciça, onde a maioria dos seus cidadãos são considerados fanáticos, houve pessoas que perceberam que a transparência é muito mais importante do que o Patriotismo, por isso convidam árbitros estrangeiros para apitar jogos de alto risco eliminando assim a suspeita e promovendo a transparência total.
Em Portugal, País de brandos costumes, será que ainda ninguém percebeu isso ???
Pois se já naturalizamos um Brasileiro para poder jogar na Selecção, porque raio de razão não se poderão utilizar árbitros estrangeiros nos jogos da Superliga !!!
Será que alguém tem receio, que os Portugueses venham a descobrir que no estrangeiro existem árbitros do sexo feminino, com muito mais tomates do que os nossos árbitros machos ???

Nota6 - Ó senhor árbitro Paulo Costa, o ano passado no inicio da época o Sporting e o porto deram forte e feio na arbitragem porque o Benfica beneficiou de dois pénaltis resultantes de lances duvidosos, mas não me lembro de S. Ex. ter piado.
Porque será que o faz agora ???

Nota7 – Em Itália discute-se a possibilidade de utilizar as imagens televisivas para punir os jogadores que simulem Pénaltis. Em Portugal há quem diga que é aceitável que um treinador peça a um jogador que simule uma falta para conseguir a expulsão dum adversário.
Enfim, deve ser da longitude … e afinal de contas, que credibilidade tem a Liga Italiana ???
Nada que se compare com a Portuguesa !!!

Nota7 - Podem contactar-me para: vafm67@iol.pt

Saturday, October 04, 2003

Limitações …


Como já tínhamos visto, positivamente não somos um País de Génios, temos uma das mais altas taxas de iliteracia da Europa, mas o mais grave, é que grande parte dos nossos jornalistas são completamente burros.
O jagunço–burro–jornalista júlio magalhães , dizia que o Benfica tem boa imprensa, mas a criatura anda completamente baralhada e confunde os aspectos quantitativos e qualitativos. Realmente o Benfica é o clube mais referido na imprensa, mas isso tem unicamente a ver com questões de mercado.
Quanto ao conteúdo, eu estimo que cerca de 50% do que se escreve e diz sobre o Benfica é feito de forma objectiva e isenta, cerca de 45% é feito de forma completamente tacanha e mesquinha, com o único objectivo de provocar instabilidade e assim enfraquecer o Benfica e cerca de 5% é feito de forma simpática com a equipa.
Se isto é ter boa imprensa …
Na anterior campanha para a Presidência do Benfica, cerca de 99,99% dos comentadores desportivos eram simpáticos com estes dirigentes porque queriam tirar Vale e Azevedo da Presidência do Benfica a qualquer preço ( o que lhes dói nesta questão, é que mesmo sem quererem, acabaram por fazer um favor ao Benfica …).
Agora cerca de 95% dos nossos equidistantes comentadores desportivos, estão contra esta direcção e LFV, mas o mais enigmático é que eu estimo que cerca de 40% dos Portugueses que se interessam por futebol estão com LFV e dos restantes, provavelmente a esmagadora maioria não estão a favor nem contra.
Tirem as vossas conclusões !!!
Numa rubrica do jornal record, medalhas e cartões, um dos jagunços de serviço, hélio nascimento, deu a Jaime Antunes uma medalha de oiro pelo simples facto dele ter dado uma entrevista, eu aposto que durante a campanha ainda vai receber muitas mais, mas se for eleito, será automaticamente descartado, e a partir desse momento só receberá cartões.
Vai uma aposta ???
Durante a campanha anterior Vilarinho também recebeu muitas medalhas, depois de ser eleito passou a receber cartões.
Se isto é ter boa imprensa …
Em relação às queixas de arbitragem, eu aproveito para dar uma explicação aos senhores jornalistas mentalmente limitados, júlio magalhães incluído.
Existem dois tipos de queixas, aquelas que são equilibradas e justas, logo aceitáveis e até necessárias e aquelas que não têm qualquer razão de ser, injustas e baseadas na mentira, logo completamente inaceitáveis. As primeiras, geralmente são feitas por pessoas decentes para denunciar situações injustas, as segundas são inventadas pelos filhos da Mãe para tentar enganar os outros.
O que o Benfica fez, foi apontar erros concretos da arbitragem no jogo com o fcp, isso é perfeitamente aceitável e até necessário, por uma elementar questão de transparência.
Entendem senhores jornalistas mentalmente limitados ???
Ou é preciso fazer um desenho ???


Conversas das queixas …

I
Goebbler: Ó pá, então os judeus andam a dizer que és um criminoso de guerra !!!
Hitler: São uns queixinhas, só porque mandei matar uns seis milhões deles …

II
Jorge Rito: Ó pá, então as crianças da Casa Pia andam a dizer que és um pedófilo !!!
Bibi: São uns queixinhas, só porque violei uns milhares deles …


Nota1 – No estrangeiro, quando uma equipa é grande motivo de interesse dos média, diz–se que isso é mau porque provoca grande pressão, em Portugal há quem diga que isso é boa imprensa.
Aquando da guerra com o Iraque, os Americanos estiveram constantemente na berlinda.
Acham que tiveram boa imprensa ???
Na guerra do Afeganistão, os Talibans estiveram constantemente na berlinda.
Acham que tiveram boa imprensa !!!
Claro que não, os media referiam–se sistematicamente a eles, mas era para os criticar forte e feio!!!

Nota2 – « O fcp merecia ganhar o jogo e não gostei do arbitro ».
Palavras do gabarolas ranhoso depois do jogo com o Real.
« Das duas uma: ou o técnico do fcp viu o jogo de costas ou analisou o jogo tão mal como o planeou. Patético ».
Análise do jornal “ A Marca “ às palavras anteriores proferidas pelo gabarolas ranhosos.
« mourinho foi um dos eleitos como “treinador do ano”. Foi patético. Destroçou tacticamente a equipa na segunda parte e o porto terminou com um famélico “sparring” »
Ainda por cima, o gabarolas ranhoso faz com que os Portugueses sejam motivo de chacota por parte dos Espanhóis. É de referir também, que toda a imprensa Espanhola considerou o jogo das antas como um passeio para o Real.
Jaime Pacheco ainda se conseguiu aguentar mais de dois meses no Maiorca, mas a julgar pelo que diz a imprensa Espanhola, o gabarolas ranhoso não se conseguiria aguentar nem um mês como treinador principal na Liga de Espanha.
Seria pura e simplesmente fulminado pelos media.
Imaginem agora que um jornalista Português dizia do desdito, o que disseram os Espanhóis, obviamente a Santa Inquisição, com bênção papal e tudo, trataria de o mandar queimar.
Agora imaginem que o desdito, dizia para a imprensa Espanhola, as parvoíces que diz em Portugal…
Evidentemente, seria tão gozado, mas mesmo tão gozado, que não haveria buraco suficientemente fundo, onde ele se sentisse bem escondido e a salvo da vergonha …
Em Portugal faz e diz o que bem lhe apetece, porque se sente protegido pelo papa e pelos seus jagunços …

Thursday, October 02, 2003

O Grande Zé Cabra


Vocês sabiam que cerca de 30-40% dos Portugueses, são considerados analfabetos funcionais ???
Vocês sabiam que Portugal apresenta uma das mais altas taxas de iliteracia da Europa ???
Vocês sabem quais as notas médias dos exames Nacionais, nomeadamente nas disciplinas de Matemática e Física ???
Quais teriam sido as notas do cromo rui santos ( rs ) ???
E do filho-da-mãe-mor, papagaio eunuco ranhoso da costa ( perc ) ???
Positivamente não somos um País de Génios !!!
Para agravar a situação, em Portugal uma parte considerável da população, confunde um mafioso populista e demagogo, pouco mais que medianamente inteligente, com um génio, estou a falar de perc, obviamente.
Este é um caso de iliteracia profunda , eu diria mesmo burrice !!!
Como diria Alberto João Jardim: « Somos um País de broncos ».
O cromo rui santos faz parte deste lote !!!
Que figura acham que faria perc ao lado de um verdadeiro Génio como Einstein ???
Figura de parvo, naturalmente !!!
Querem mais provas de que a criatura não prima pela inteligência excepcional ???
Como sabem, perc já é presidente do fcp à mais de vinte anos, e nessa qualidade precisa de ir ao estrangeiro com alguma frequência, por isso seria útil e natural, até indispensável, saber uma segunda língua, preferencialmente o Inglês.
Mas em vinte e tal anos perc não conseguiu aprender Inglês ...
LAPIDAR E ELUCIDATIVO !!!
Mais ???
À uns anos atrás, aquando dum jogo porto-Benfica, o paulinho santos partiu o queixo ao João Pinto, aproveitando-se da falta de imagens esclarecedoras papagaio eunuco ranhoso da costa começou por dizer que o paulinho não tinha agredido ninguém. Entretanto apareceram umas imagens da TVI que mostravam uma clara agressão ao JVP. Então perc disse que tinha sido JVP quem começou com as agressões. Depois surgiram novas imagens que permitiram reconstituir a sequência dos acontecimentos, e constatou-se claramente que foi o paulinho quem começou com as agressões.
Quando surgiram as notícias do caso da viagem ao Brasil paga a um árbitro pelo fcp, perc negou tudo. Entretanto surgiram os documentos comprometedores, então pec reconheceu que o fcp pagou a viagem ao árbitro, mas segundo ele tratou-se de um engano dos serviços de contabilidade do clube. Incrível !!!
Aquando do famigerado caso Paula, como estavam envolvidos vários jogadores do fcp, os seus dirigentes apressaram-se a negar tudo. Diziam então eles, numa atitude de completa arrogância, prepotência e pretensa superioridade moral:
" Que credibilidade merecem as palavras de uma prostituta? "
Tempos depois um tribunal confirmou toda a história. Afinal as palavras de uma prostituta são mais sérias do que as dos dirigentes do fcp.
Que credibilidade merece perc, uma criatura descarada e desavergonhadamente mentirosa, e com menos palavra do que uma prostituta ???
Nos últimos anos, o porto tem sido de longe a equipa mais beneficiada pelas arbitragens, mas em nenhum jogo perc reconheceu que o porto tivesse sido beneficiado, em contrapartida, já por variadissimas vezes se atirou de unhas e dentes aos árbitros.
Isto mostra um padrão e prova que perc é um grandessissimo velhaco e mentiroso.
« Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras ao vizinho ».
Portanto é uma atitude muito pouco inteligente, eu diria mesmo que é um caso de flagrante burrice, perc vir agora pôr em causa a seriedade de Bettencourt, quando a dele próprio está envolta num manto de merda.
Mais ???
« Se um clube presidido por mim em sete jogos oficiais, só tivesse ganho um, também não saberia o que havia de inventar ».
Mais uma vez perc perdeu uma bela oportunidade de ficar calado e voltou a fazer figura de parvo.
Em vez de dizer parvoíces, perc deveria antes preocupar-se com o fcp, é que nos últimos nove jogos oficiais, o porto apenas ganhou um com uma arbitragem minimamente isenta, todas as outras vitórias foram conseguidas com a ajuda descarada e desavergonhada dos árbitros.
Será que os portistas estão a pensar ser descarada e desavergonhadamente beneficiados pelos árbitros, em todos os jogos até ao fim do campeonato ???
Mais ???
Imaginemos um jogo entre o Real Madrid e o Celta, no qual o árbitro cometia os mesmos erros a favor do Real que o antónio costa cometeu a favor do porto no jogo com o Guimarães. Imaginemos agora que depois do jogo, o presidente do Real dizia sobre o jogo e a arbitragem, exactamente o mesmo que perc disse a esse propósito.
Obviamente que nessas circunstancias, a esta hora ainda teríamos toda a Espanha a rir às custas do presidente do Real, que certamente já teria sido contratado pelo Rei Juan Carlos para " bobo da corte ".
Acho que já não restam dúvidas a ninguém, perc não é nenhum Génio, nem sequer uma pessoa com uma inteligência excepcional ...
« Em terra de cegos quem tem um olho é Rei ».
Penso que a maioria já entendeu a situação, perc não passa dum chico-esperto que consegue sucesso à base da exploração dos sentimentos de bairrismo da maioria dos portistas de forma demagógica e populista. Isto só é possível porque perc se aproveita da impunidade reinante e consegue enganar, até com alguma facilidade, a grande quantidade de broncos existentes neste País.
Depois, como é natural nestas situações, gravitam à sua volta uma certa quantidade de massas inertes, os chamados jagunço-jornalistas que se ocupam da propaganda, e que a troco de umas míseras migalhas, prestam uma vassalagem mais cega a perc do que os corpos celestes à lei da gravidade.
Sempre ouvi dizer que todos os homens têm um preço, mas caramba, prostituírem-se por uns míseros cêntimos !!!
É de uma falta de dignidade, de uma pobreza de espirito, de uma mesquinhez e de uma avareza, completamente deprimentes !!!
Em seguida aplicam a velha máxima:
« Uma mentira repetida muitas vezes acaba por se tornar uma verdade ».
É assim que se obtém uma imprensa desportiva que é o retrato fiel do País:
« Anda meio Mundo a tentar enganar o outro meio ».
Por tudo o que foi dito anteriormente conclui-se que papagaio eunuco ranhoso da costa é um verdadeiro presidente pimba, o Zé Cabra do futebol Português.
Para não dizerem que eu sou injusto com a criatura, eu até reconheço que se trata dum Zé Cabra em ponto grande, ou seja, um autêntico Zé Cabrão!
A criatura ficará para a posteridade como:
PAPAGAIO EUNUCO RANHOSOS DA COSTA, O ZÉ CABRÃO DO FUTEBOL PORTUGUÊS !!!


Nota1 - Ó Zé, o que aconteceu àqueles grandiosos cornos que o teu amigo de Angola te ofereceu...por engano ... claro !!!
Ouvi dizer que estão guardados no sal ... para conservar !!!
Será que já estão Salgados ???

Nota 2 - O porto é uma grande equipa porque mesmo sem jogar a puta dum corno, conseguiu ganhar ao Benfica.
Isto foi o que disseram praticamente todos os jornalistas depois do jogo entre as duas equipas. Desfizeram-se em elogios aos portistas, desde o treinador, jogadores, dirigentes, empregadas da limpeza, ajudantes das empregadas de limpeza, ajudantes das ajudantes das empregadas de limpeza... respectivos bichos de estimação ... e ...
Uma semana depois, o Benfica não jogou a puta dum corno e ganhou ao Nacional, isto, mesmo sem contar com a ajuda do árbitro.
Sabem o que disseram os jornalistas ???
Disseram que o Benfica é uma equipa muito fraca e deram em desancar toda a gente, treinador, jogadores, dirigentes, empregadas ...
O que terá provocado tão repentina mudança de humor dos nossos " equidistantes " jornalistas ???
Estarão com o Período ???
Estás com o Período andré ???
E tu rui ???
Só nos faltava esta ...

Nota3 - Ó rui, eu não te queria incomodar neste período tão difícil para ti, mas era só para te dizer que duvido que a maioria dos Benfiquistas votassem num Zé Cabrão qualquer ...
A propósito, ouvi dizer que conjugas muitas vezes o verbo zurrar, na primeira pessoa do singular...só para nos provares que não sofres de iliteracia ...
Continua assim riu ... vais no bom caminho ...
Olha, não te esqueças de dar um retoque nas orelhas ... e já agora ... na cabeça !!!

Nota4 - Pois é, sem a ajuda dos árbitros é muito mais difícil ...
E pronto, caiu o mito mais efémero e provinciano da História de todos os Universos, o mito de que o fcp é uma das melhores equipas da Europa.
Esta época nas provas da UEFA, onde os árbitros são imparcialmente isentos, o porto ainda não conseguiu ganhar um só jogo e ontem levou um banho de bola do " desequilibrado " Real Madrid.
Conclui-se assim, que o fcp está a anos-luz das melhores equipas da Europa e com árbitros imparciais não consegue ganhar a ninguém ...
Eu até acredito, que para variar, nesta estória os portistas nem estivessem de má-fé, o que só prova que não passam de uma corja de presunçosos e convencidos ... e aqueles outros que foram na ladainha deles e caíram na cantiga do bandido ... não passam duma cambada de broncos.

Nota5 – O gabarolas ranhoso voltou a desculpar-se com a arbitragem. Se lhe tivesse saído uma daquelas, como a que saiu ao Benfica nas antas, o que diria a criatura?
Já não há pachorra para tanta estupidez !!!
E nas antas Camacho nem sequer falou da arbitragem.
Comparem a conduta dos dois treinadores !!!